O Grupo Folclórico da Região do Vouga foi fundado em Mourisca do Vouga, a 23 de Janeiro de 1969, na sede dos armazéns Leão Real, por iniciativa do etnógrafo José Maria Marques. Situa-se no centro de Portugal, a 5 Km de Águeda e a 20 Km de Aveiro, e é um fiel intérprete das danças e cantares da considerada região do Vouga, que se estende desde a Serra da Lapa até à ria de Aveiro.
O Grupo Folclórico da Região do Vouga possui sede própria, localizada na vila de Mourisca do Vouga, que, em tempos anteriores, foi uma quinta com exploração agrícola. Desta quinta, permanece até hoje uma casa senhorial dos finais do século XIX, típica do período da emigração do Brasil ao gosto burguês, que é hoje o Museu Etnográfico da Região do Vouga.
O Grupo Folclórico da Região do Vouga é membro fundador da Federação de Folclore Português, participa nos principais festivais de folclore nacionais e internacionais, entre nós realizados e, por diversas vezes, representou Portugal além – fronteiras em certames de ordem congénere. Os seus trajes, danças e cantares retratam a maneira de ser de um povo, que tomou por base o trabalho árduo, atenuado com os foguedos ajustados a épocas vividas e nem sempre fáceis.